Mangue Faz a Diferença promoveu ação na Festa de Yemanjá

10/02/2012

Ação do Movimento Mangue faz a Diferença no dia 2 de Fevereiro, em Salvador.

A Festa de Yemanjá em 2012 foi marcada não somente pelos tradicionais presentes (aliás, nunca se lembrou tanto a importância de dar oferendas biodegradáveis), mas também pela entrada da Bahia na Campanha Nacional Mangue Faz a Diferença, cujo objetivo é mobilizar moradores e turistas sobre a importância dos manguezais e alertar sobre os riscos que as mudanças no Código Florestal trazem para o futuro desses ecossistemas.

Na oportunidade, representações locais do movimento e pessoas sensíveis à causa ambiental ofereceram uma cesta de presentes feitos em materiais biodegradáveis e reciclados. A ação também visou sensibilizar as pessoas que estavam na festa para a situação de degradação dos mangues brasileiros, bem como as ameaças que o novo Código Florestal trazem para esse ecossistema.

O cortejo percorreu ruas do bairro do Rio Vermelho, acompanhado de uma mãe de santo, que abençoou a oferenda. O final de semana contou com outras intervenções que lembraram a importância de preservar e recuperar os nossos manguezais, especialmente na Ilha de Itaparica, onde o ecossistema está bastante comprometido. Um stand foi montado e foi realizado o sepultamento de um caranguejo, como ato simbólico para a degradação do mangue.

A turma que participou da entrega do presente biodegradável para Yemanjá.

Campanha – Além da Bahia, a campanha ocorre em diversas regiões do país, com manifestações programadas em doze estados (CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, ES, RJ, SP, PR e RS), além de ações em Brasília/DF (confira a programação completa ao fim do texto). Também foi lançado o Manifesto A Favor da Conservação dos Manguezais Brasileiros. Segundo o texto do documento, além dos sérios problemas que já vêm sendo denunciados por cientistas, ambientalistas, especialistas em legislação e organizações da sociedade civil – a exemplo da anistia e da redução da proteção em áreas de Reserva Legal e de Preservação Permanente –,  representando um grave retrocesso na proteção das florestas, o projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados e o substitutivo do Senado, atingem também diretamente os ecossistemas costeiros e estuarinos, notadamente os manguezais brasileiros, em toda zona costeira do país. Em seguida, o documento lista os principais problemas trazidos para esses ecossistemas e pede providências às autoridades. O manifesto pode ser acessado na íntegra em http://bit.ly/manguefaz.

As ações tiveram apoio do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, uma coalizão formada por 163 organizações da sociedade civil brasileira, responsável pelo movimento “Floresta Faz a Diferença”. Informações, fotos e vídeos sobre todas as atividades, bem como os materiais e o manifesto estarão disponíveis no hotsite www.manguefazadiferenca.org.br, a partir de fevereiro. Internautas também poderão acompanhar a mobilização pela fan page da campanha no Facebook, facebook.com/manguefazadiferenca, e manifestar seu apoio via Twitter com a hashtag #manguefazadiferenca.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA