Minidocumentário “Comunidades Resilientes” é apresentado pelo projeto Resiliências Climáticas

18/10/2023

O mini documentário Comunidades Resilientes foi apresentado nesta quarta, dia 18 de outubro pelo projeto Resiliências Climáticas, nas redes sociais e no Youtube. Cidades Resilientes traz 5 mulheres, representantes de comunidades baianas tradicionais que, através de boas práticas sustentáveis, buscam modos de se adaptarem aos impactos das mudanças climáticas que sempre mais afeitam suas vidas. Ainda que cada uma seja residente em um bioma diferente, sendo eles caatinga, mata atlântica, cerrado, e região pesqueira, as lutas mostram que os impactos climáticos avançam em todos os territórios, mas há soluções simples que podem ser aplicadas gerando mudanças significativas.

O vídeo foi desenvolvido este ano, entre março e setembro, durante o desenvolvimento dos Planos Locais de Adaptação às Mudanças Climáticas – PLAMC, ação em que foram mapeados os riscos e ameaças climáticas as comunidades tradicionais, bem como planejamento por eixos temáticos de possíveis soluções. O minidocumentário relata a história de vida de 5 mulheres atuantes nos PLAMC e como elas superam as lutas e desafios diários diários com boas práticas tradicionais.

A produção do vídeo foi realizada pela equipe do próprio projeto. Já a edição é da DOC DOMA filmes.

Para assistir ao minidocumentário na íntegra, basta clicar no vídeo abaixo:

Resiliências Climáticas é um projeto de realizado por Cospe e Gambá, co-financiado pela União Europeia, produzido em parceria com as universidades federais e estaduais UFOB, UNEB, UFRB, e UNIVASF, com o objetivo de valorizar as boas práticas de adaptação à mudança do clima em áreas costeiras e nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga baianos.

Esta publicação foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. Seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva do Gambá e da Cospe e não refletem necessariamente as opiniões da União Europeia.

La presente iniziativa è realizzata con il finanziamento della Provincia autonoma di Bolzano – Alto Adige, Ripartizione Presidenza, Ufficio Relazioni estere e volontariato, Cooperazione allo sviluppo.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA