Movimento Paranapiacaba e gestão pública articulam criação de UC em Camaçari

31/10/2012

A região da foz do Rio Joanes, na localidade de Busca Vida, na orla de Camaçari, poderá tornar-se uma Unidade de Conservação de Proteção Integral (UC) e precisa contar com mobilização da sociedade civil e do poder público para garantir a preservação de uma área rica em biodiversidade e ameaçada pela expansão do mercado imobiliário e da retirada ilegal de areia. No último dia 23 de outubro, uma reunião convocada pelo promotor Luciano Pitta, do Ministério Público que contou com a participação do Secretario de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Camaçari, José Cupertino, do INEMA, do Comitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – CERBMA e do Movimento Paranapiacaba, ficou pactuado entre as entidades e os gestores presentes o empenho de esforços para criar a UC e garantir a proteção da área.

Em 2010, o CERBMA, atendendo solicitação da comunidade local, encaminhou manifestação para os órgãos responsáveis pela criação desta UC e desde então, juntamente com o Movimento Paranapiacaba, vem fazendo gestões neste sentido.

Na oportunidade desta reunião, o Secretário José Cupertino afirmou o interesse da prefeitura de Camaçari em criar a UC. Um processo para criação dessa área está tramitando no INEMA e na 5ª Promotoria de Justiça de Camaçari. Para o promotor Luciano Pitta, “a integração entre a sociedade, o Ministério Público e administração municipal é fundamental para a promoção de melhorias para toda a população”.

A intenção do Movimento Paranapiacaba é que a UC seja criada e proteja o sistema restinga-duno-lagunar situado entre a foz do rio Joanes e a empresa Millenium (ao lado da área de Interlagos), região costeira da Área de Proteção Ambiental – APA Joanes-Ipitanga. O Movimento é formado por pessoas que moram na região de Camaçari e que desejam defender a biodiversidade da região, tão ameaçada pela expansão dos condomínios e construções. Ali se situa uma área de importância biológica, com diversidade de espécies de animais e vegetais, além de um conjunto preservado de dunas, restingas e lagoas.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA