Nova espécie de inseto aquático encontrada na Serra da Jiboia é batizada em homenagem à Maite

26/01/2015

A bióloga coordenava ações de conservação e recuperação da biodiversidade na área, um dos últimos remanescentes florestais de grande porte no recôncavo sul baiano

Maria Teresa Stradmann, a Maite, militante pioneira do Gambá falecida no fim de 2013, acaba de receber uma bela homenagem: uma nova espécie de inseto encontrada na Serra da Jiboia foi batizada em sua memória. Xiphocentron (Antillotrichia) maiteae é um inseto aquático que foi encontrado e descrito pelos pesquisadores da UFBA Albane Vilarino e Adolfo Calor com material proveniente da área da sede do Gambá em Elísio Medrado, no Recôncavo Sul baiano.

espécie maite
Ilustração de inseto aquático do gênero Xiphoncentron, ao qual pertencem as duas espécies descritas no artigo

 

A homenagem veio em função dos esforços de Maite para a conservação da Serra da Jiboia, onde foram realizados os estudos, como explica o professor Adolfo Calor em mensagem ao Gambá “Vocês mais do que eu sabem da importância de Maite para a conservação da Serra da Jiboia e, no nosso caso, ela nos auxiliou e encorajou bastante no início de nossas atividades. Assim, nossa simples, porém justa, homenagem”.

Maite iniciou no Gambá como voluntária e logo passou a coordenar ações de restauração e conservação da biodiversidade, principalmente na Serra da Jiboia. Em 2013, quando foi vítima de leucemia, ela coordenava a segunda fase do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis, que propõe ações de restauração florestal, plantio de cerca-viva e ações de educação ambiental no recôncavo sul baiano. O projeto, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, deve muito ao trabalho de Maite na região.

As novas descrições

O artigo recém publicado na revista Zootaxa contém a descrição de duas novas espécies de insetos aquáticos do gênero Xiphoncentron. O texto completo, em inglês, pode ser solicitado aos autores pelo email acalor@gmail.com, e o resumo esta disponível  site do periódico científico.

Além da Xiphocentron (Antillotrichia) maiteae, também foi descrita a Xiphocentron (Antillotrichia) kamakan. A descrição de novas espécies na Serra da Jiboia também reforça a importância de conservar a área, que conta com uma imensa biodiversidade.

Mais informações sobre os estudos realizados pela equipe da UFBA na Serra da Jiboia podem ser encontradas no site do Laboratório de Entomologia Aquática da UFBA.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA