O projeto Resiliências Climáticas abre chamada para identificação de boas práticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas

11/09/2023

No final do segundo ano, o projeto Resiliências Climáticas alcança o momento de identificação e sistematização de boas práticas para  mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Este momento decorre do processo de construção participativa  dos Planos Locais e Territoriais de Adaptação às Mudanças Climáticas, desenvolvidos nos 4 territórios de atuação  do projeto, envolvendo diversas comunidades tradicionais. O objetivo do levantamento de boas práticas é proporcionar um grande acervo para que sociedade civil, ONGs, povos tradicionais, entes governamentais e privados possam potencializar as suas ações.

Resiliências Climáticas entende que a identificação de práticas sustentáveis de gestão territorial promovidas pelos atores comunitários e dos  impactos socioambientais de modelos de desenvolvimento intensivos no uso dos recursos naturais é  fundamental para sensibilizar a sociedade e os gestores públicos a respeito do papel dos povos tradicionais  na conservação do planeta, na mitigação das mudanças climáticas. Estas práticas  já são aplicadas por diversas organizações. A União Europeia também reconhece o potencial das boas práticas e realiza encontros periódicos com os projetos que são por ela cofinanciados para promover sinergias e identificar novas oportunidades.

Assim, Resiliências Climática abre uma chamada para autodeclaração de boas práticas de adaptação às Mudanças Climáticas na Bahia. O objetivo aqui é ampliar o conhecimento sobre elas e aproximar conhecimentos tradicionais aos domínios técnicos e científicos. 

As boas práticas submetidas à chamada devem considerar, portanto:

  • participação de comunidades locais tradicionais;
  • as ameaças e/ou os impactos das mudanças do clima enfrentadas; 
  • características das comunidades interessadas e de suas atividades econômicas;
  • características  do território no que diz respeito ao solo, água e clima; solução e impacto positivo das práticas territoriais. 

A sistematização dessas boas práticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas será registrada e divulgada em dois eixos principais:  em plataforma digital direcionada para o clima, em que serão consideradas todas as propostas submetidas; e através de publicação digital com a seleção de 12 práticas, sendo 3 por bioma baiano. Este registro possibilitará um acervo muito importante para troca de experiências entre os territórios e para a construção de políticas públicas atentas aos desafios e soluções territoriais. Assim, sociedade civil, organizações não governamentais e entidades governamentais poderão usufruir do resultado desta chamada, apoiada na sabedoria empírica e nos conhecimentos ecológicos tradicionais.

Se você, a organização em que participa ou alguma organização conhecida, conhece, ou vivenciou uma boa prática, envia para gente. Clique na imagem abaixo e cadastre-se.

Resiliências Climáticas é um projeto de realizado por Cospe e Gambá, co-financiado pela União Europeia, produzido em parceria com as universidades federais e estaduais UFOB, UNEB, UFRB, e UNIVASF, com o objetivo de valorizar as boas práticas de adaptação à mudança do clima em áreas costeiras e nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga baianos.

Esta publicação foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. Seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva do Gambá e da Cospe e não refletem necessariamente as opiniões da União Europeia.

La presente iniziativa è realizzata con il finanziamento della Provincia autonoma di Bolzano – Alto Adige, Ripartizione Presidenza, Ufficio Relazioni estere e volontariato, Cooperazione allo sviluppo.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA