22/09/2014
Cerca de 70 representantes da sociedade civil, poder público e privado de Canavieiras estiveram reunidos esta quarta (17) para discutir informações relativas à Mata Atlântica do município. Esses dados levantados de forma participativa vão compor o diagnóstico que, por sua vez, embasará o plano de ação do município para conservação e recuperação do bioma. A atividade, promovida por Gambá e SOS Mata Atlântica, faz parte da construção do Plano Municipal de Mata Atlântica de Canavieiras.
A oficina em Canavieiras foi marcada pela grande representatividade de setores sociais. Participaram pescadores, agricultores, associações comunitárias, associações de produtores, representantes da carcinicultura, ICMBio, Ceplac, ADAB e das secretarias municipais de educação; agricultura; cultura, esporte e lazer; turismo e a assessoria de meio ambiente. Segundo Renato Cunha, coordenador do projeto, essa diversidade foi fundamental para o resultado da oficina, “foi possível aprofundar em várias questões, a oficina atingiu o que esperávamos de ampliar as informações para compor o diagnóstico para a elaboração do PMMA. Atendeu os objetivos que esperávamos”.
As discussões trouxeram questões como a atividade da carcinicultura, a existência da RESEX e as modalidades de uso do solo no município. “O sistema Cabruca de plantio de cacau foi considerado uma força por preservar a Mata Atlântica da região e houveram críticas ao sistema de monocultura tanto a pecuária quanto o plantio de eucalipto”, conta Renato.
A próxima oficina do Plano Municipal de Mata Atlântica em Canavieiras será realizada dia 11 de dezembro, quando será apresentado e validado o diagnóstico construído a partir da oficina e das informações recolhidas pela equipe do projeto. Além de Canavieiras, Gambá está realizando o Plano Municipal Conservação e Recuperação de Mata Atlântica em mais 8 municípios do sul e extremo sul da Bahia. Trata-se de um projeto executado por Gambá e SOS Mata Atlântica com a cooperação técnica de WWF, Conservação Internacional, Associação Nacional de Órgãos Municpais de Meio Ambiental, Veracel, Rede Mata Atlântica e Comitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.