Oficina vai planejar conservação e recuperação da Mata Atlântica em Itabela

26/01/2015

Atividade que é parte da construção do Plano Municipal de Mata Atlântica vai definir ações para uso sustentável da floresta

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itabela, Gambá e Fundação SOS Mata Atlântica promoverão, nos próximos dias 28 e 29, uma oficina participativa para traçar planos de uso sustentável da Mata Atlântica. A partir do diagnóstico realizado por Gambá, representantes da sociedade civil e poder público do município, em oficina realizada em novembro passado, os participantes da oficina serão provocados a elaborar uma visão de futuro para a conservação do bioma e planejar ações para alcançá-la. O resultado do processo será o Plano Municipal de Mata Atlântica de Itabela, que deve nortear a gestão ambiental do município, definindo ações e áreas prioritárias para conservação e recuperação do bioma.

O plano de ação será construído com base nas informações levantadas na oficina de diagnóstico, realizada no início de novembro. Com a participação de representantes do poder público, associações da agricultura familiar, do setor silvicultor e ongs, foram levantadas informações que permitiram ter uma ideia do trabalho a ser realizado para conservar o bioma em Itabela.

“Houve uma ocupação territorial muito centrada na pecuária e eucalipto, o município não tem nenhuma unidade de conservação e também são feitos poucos investimentos na área ambiental e de saneamento”, explica Renato Cunha, coordenador executivo do Gambá, com base nas informações preliminares do diagnóstico. “Por isso a importância da realização do Plano, ele pode ser um agregador de instrumentos para fortalecer a gestão ambiental do município”, completa.

Participantes da primeira oficina em Itabela constroem juntos diagnóstico da Mata Atlântica no município
Participantes da primeira oficina em Itabela constroem juntos diagnóstico da Mata Atlântica no município

Planos Municipais de Mata Atlântica

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica é um instrumento previsto na Lei da Mata Atlântica (nº 11.428/06), que deve ser pactuado entre diversos atores sociais para pautar políticas públicas de conservação da Mata Atlântica. Ele é composto de um diagnóstico da situação do município e um plano de ação visando o futuro.

Após ser construído de forma participativa, o plano deve ser aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e, com isso, o município pode pleitear financiamentos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica, assim que ele for regulamentado.

Serviço

Oficina de plano de ação para o Plano Municipal de Mata Atlântica de Itabela

Quando: 28/01 – 13 às 17h

                 29/01 – 9 às 17h

Onde: Rotary Clube de Itabela (Avenida Guaratinga, S/N, Centro, Itabela/BA)

 

Para mais informações sobre participação: Osvaldina Cruz – (73) 9994 1463 – Vivo / (73) 9152 1090 – TIM

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA