Oficinas discutirão gestão integrada e conservação ambiental em aldeias do Extremo Sul da Bahia

23/03/2012

Comunidades do Extremo Sul da Bahia discutirão sobre áreas de preservação e gestão integrada do Mosaico de Áreas Protegidas e Gestão Integrada por meio de sete oficinas de sensibilização. A ação é parte do projeto Criação Implementação e Gestão Integrada de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia, realizado pelo Gambá – Grupo Ambientalista da Bahia e Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia, em parceria com a Conservação Internacional – CI. As atividades serão realizadas nos territórios de Aldeia Guaxuma, Aldeia Boca da Mata, Aldeia Tibá, Aldeia Pequi e Colônia de Pescadores Z23, Ponta do Corumbau, Aldeia de Coroa Vermelha e Colônia de Pescadores Z22, Aldeia Velha, Aldeia Barra Velha  Caraíva no período de 10 a 21 de abril.

As oficinas são voltadas para lideranças indígenas, pescadores, moradores, estudantes, jovens, conselheiros e atores sociais da região. O objetivo das atividades é sensibilizar a comunidade para compreender a relevância da participação efetiva dos representantes das Terras Indígenas e Comunidades de Pescadores no Conselho Gestor do Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia (COMAPES). Na atividade, os participantes conhecerão melhor o Mosaico e compreenderão como essa é uma ferramenta importante na gestão ambiental do território onde suas comunidades estão inseridas.

A participação efetiva das comunidades, populações indígenas e pescadores é decisiva para a gestão ambiental compartilhada de uma região de vasto valor biológico e cultural. Lideranças, jovens, conselheiros e trabalhadores são fundamentais para que o Conselho Gestor do Mosaico possa concretizar o seu papel e contribuir com a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica. As oficinas visam sensibilizar as comunidades para a gestão integrada do território, atuando de forma coletiva e compartilhada com os demais conselheiros que compõem o Comapes. As oficinas terão a duração de quatro horas, realizadas sempre das 14h às 18h, e são disponíveis 25 vagas por comunidade.

Mosaico – O Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia – MAPES nasce da necessidade de articular as ações desenvolvidas por diversas organizações e lideranças comunitárias em busca da recuperação e proteção da Mata Atlântica e da melhoria das condições de vida das populações locais. É uma proposta de gestão territorial coletiva e participativa que busca o fortalecimento de uma cultura voltada para o desenvolvimento socioambiental.

O projeto realizado pela ONG Gambá busca contribuir para o fortalecimento do Mosaico na região, por meio de atividade de capacitação e de sensibilização de atores sociais e gestores, além de ações de comunicação. O projeto prevê apoio para implementação de novas unidades de conservação que foram criadas no Sul da Bahia em 2010.

Confira o calendário das oficinas:

Aldeia Guaxuma, 10/04

Aldeia Boca da Mata, 11/04

Aldeia Pequi/Tibá e Colônia Z23, dia 12/04

Ponta do Corumbau, dia 14/04

Aldeia Coroa Vermelha e Colônia Z22, dia 16/04

Aldeia Velha, dia 17/04

Aldeia Barra Velha e Caraíva, dia 21/04

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA