ONGs e Movimentos Sociais elegem seus novos representantes para a CIEA-BA

19/09/2011

ONGs e Movimentos Sociais (MS) elegeram, em reunião presencial, na FLEM – Fundação Luis Eduardo Magalhães, CAB-Salvador/BA, na última quarta-feira, dia 14 de setembro/11, seus novos representantes, titular e suplente, para ocupar a representação da RMS – Região Metropolitana de Salvador na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – CIEA/BA, para a gestão 2011-2014. Os escolhidos no processo eleitoral para a RMS foram a ONG Gérmen (titular) e a ONG Pró-Mar (suplente)

Apesar de amplamente divulgada essa reunião presencial não foi prestigiada. Ela foi anunciada desde o início de julho/11, a data foi marcada e socializada desde meados de agosto/11, mas isso não foi o bastante para levar as instituições integrantes desse processo de escolha a comparecer em massa. Tivemos 5 instituições eleitoras.

Vale uma reflexão sobre os fatores que influem na participação desse segmento, não apenas em relação à mobilização das instituições, que já se sabe que precisa ser estimulada, mas, sobretudo, em relação às decepções que os movimentos tem enfrentado nos processos participativos com o poder público.

À tarde, no mesmo dia e local, reuniram-se a Coordenação da CIEA-BA, o Grupo de Trabalho (GT) de Renovação da Representação na CIEA-BA e a SECEX/SEMA – Secretaria Executiva de Colegiados Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente, em uma reunião também amplamente divulgada e aberta ao público, para apurar os votos referentes à escolha das ONGs e MS do interior da Bahia, cuja eleição foi por cédula enviada, por fax ou correio, para a SECEX.

O resultado foi:

Bioma Mata Atlântica: Grupo Ambiental Natureza Bela (titular); Instituto Viver da Mata (suplente)

Bioma Caatinga: Instituto Mata do Cipó (titular); AGENDHA-Assessoria e Gestão em Estudo da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia (suplente)

Bioma Cerrado: ABENFAC – Associação Beneficente da Família e Crianças Carentes (titular); BIOESTE – Instituto de Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável do Oeste da Bahia (suplente)

Região Chapada Diamantina: não recebeu inscrições de candidatos. O encaminhamento para ocupação desse assento será dado na próxima reunião da CIEA-BA

O que é a CIEA-BA

A CIEA-BA agrega os diversos setores das instituições públicas e da sociedade civil, numa convergência dos esforços para a efetiva implantação das políticas de Educação Ambiental. A Comissão faz interlocução entre o governo do estado e governo federal na defesa de questões referentes à Educação Ambiental e integra o Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA. Introduz suas diretrizes nas políticas públicas, municipais e estadual, colaborando com a tarefa de transversalizar a temática ambiental no governo e na sociedade, conforme o estabelecido pelas normas de seu regimento interno em vigor.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA