Organizações trocam experiências sobre planos municipais de Mata Atlântica

27/04/2012

As experiências de criação de planos municipais de conservação e recuperação da Mata Atlântica do programa PDA estiveram reunidas nos dias 17 e 18 de abril, em São Paulo na Oficina de Intercâmbio e Troca de experiências entre os Projetos-Piloto. As atividades proporcionaram conhecer as experiências que estão sendo desenvolvidas pelos projetos nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, contribuir com o conteúdo do Manual de Elaboração dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, além de contar com a participação de representantes dos municípios dessas regiões, que possuem o bioma da Mata Atlântica.

Na oportunidade, as organizações que estão desenvolvendo os planos municipais de Mata Atlântica apresentaram suas experiências e metodologias. O Gambá participou do Encontro e partilhou informações sobre o andamento da implantação dos Planos Municipais de Mata Atlântica em Ilheus (BA) e Glória do Goitá (PE), que tiveram destaque por conta da construção participativa, envolvendo diferentes setores da sociedade.

Na oportunidade, esteve presente a representação do município de João Pessoa, que foi o primeiro no país a desenvolver um plano municipal de Mata Atlântica e o presidente da Anamma, Mauro Buarque. A metodologia desenvolvida procurou promover construções conjuntas entre os participantes, extraindo contribuições para o manual de elaboração de planos municipais de conservação e recuperação da Mata Atlântica.

Os participantes do evento assinaram uma moção pedindo a Regulamentação do Fundo de restauração do bioma Mata Atlântica. Esse fundo visa estimular que as prefeituras criem planos de conservação e recuperação da Mata Atlântica, podendo ter acesso a recursos públicos para implantação desse projeto.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA