Permanece a Coordenação de EA da SEC? E o trabalho continua?

09/05/2012

Até o momento, não se tem confirmação oficial sobre o pronunciamento feito pelo Governador Jacques Wagner, na abertura do VII FBEA – Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (SSA, Centro de Convenções, 28/março/12), diante dos participantes do evento, a respeito da Coordenação de EA (Educação Ambiental) da SEC – Secretaria de Educação do Estado da Bahia, ressaltando que ela deve ser mantida. O que se sabe é que houve alteração na Diretoria de Currículos Especiais (na qual a Coordenação de Educação Ambiental está alocada) e na própria coordenação de EA com a exoneração dos responsáveis pelos setores. No Diário Oficial do dia 28 e 29/04, as exonerações foram publicadas como sendo a pedido, ou seja, houve por parte dos profissionais uma solicitação para a exoneração. Será que foi isso mesmo que aconteceu?

Ainda está sem resposta a manifestação dos(as) educadores(as) ambientais baianos(as) e de vários Estados brasileiros, que expressaram toda a sua indignação com a possibilidade de extinção da Coordenação de EA da SEC na Bahia, através da irreverência da juventude, na abertura do VII FBEA.

Será que a saída do Diretor de Currículos Especiais e da Coordenadora de EA (Educação Ambiental) teve alguma coisa a ver com a manifestação do VII FBEA? Pois se afirmativo, não é essa a reação que se espera de um governo que se diz democrático!

Essas respostas só a Secretaria de Educação do Estado poderá dar, mas da nossa parte lamentamos a saída de profissionais competentes e engajados, que têm compromisso com as responsabilidades que assumem dentro e fora do órgão e que vinham desenvolvendo um trabalho sério e afinado com a política nacional e estadual de Educação Ambiental.

A postura adotada pela SEC não deve ficar na contramão do momento atual, em que o mundo corre atrás dos prejuízos causados pelos impactos socioambientais que a humanidade vem provocando ao longo de séculos. Momento em que a Educação Ambiental é sempre uma unanimidade no discurso de qualquer gestor, nacional ou internacional, como peça chave do processo de transformação ambiental e da relação do ser humano com a natureza

Mas o que a Educação Ambiental da Bahia merece?

Que seja institucionalizada a Coordenação de EA da SEC; que ela seja fortalecida e tenha amplo apoio da Secretaria para dar continuidade às ações já iniciadas por esse setor; que o(a) novo(a) coordenador(a) assuma com dedicação o papel de representante da SEC na Coordenação da CIEA-BA – Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Bahia, tal como era, junto com as representações da sociedade civil e da SEMA – Secretaria do Meio Ambiente da Bahia; que se concretize a instalação do Órgão Gestor da EA do Estado, em parceria com a SEMA; e que se dê andamento à implantação da Lei de EA da BA (nº 12.056/11).

Essa nova etapa da EA na SEC pode ser uma boa oportunidade para esta Secretaria agendar a conversa com a sociedade civil, conforme interesse que manifestou durante o VII FBEA. Nós, do Gambá, articulados com outras ONGs com assento na CIEA-BA e no Cepram, continuamos aguardando o contato, sempre dispostos ao diálogo.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA