Pernambuco tem edital para apoiar Planos de Mata Atlântica

25/07/2013

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, através do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema), realizará seleção de projetos para a elaboração de Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica.

Cerca de R$ 320.000,00 (trezentos e vinte mil reais) serão destinados a projetos que contemplem a elaboração dos Planos em áreas florestais pertencentes ao bioma Mata Atlântica e seus ecossistemas associados, e que estejam localizadas nos municípios do litoral, mata norte, mata sul, agreste e sertão de Pernambuco.

Entre os objetivos da iniciativa estão:

  • melhorar a gestão ambiental para conservação da biodiversidade em Pernambuco;
  • promover o aumento de áreas protegidas do bioma e a conectividade entre elas por meio de estabelecimento de corredores ecológicos;
  • contribuir para o fortalecimento e sustentabilidade do Sistema Estadual de Unidades de Conservação;
  • atuar de maneira proativa na conservação e recuperação da Mata Atlântica.

Interessados devem enviar as propostas até 17 de outubro de 2013. Para saber detalhes e requisitos para inscrever projetos, acesse o edital.

Plano de Mata Atlântica, para quê?

O Plano Municipal de Mata Atlântica reúne e normatiza os elementos necessários à proteção, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica, floresta que se estende ao longo do litoral brasileiro, e que possui hoje apenas 7,9% da sua cobertura original. A produção e implementação do PMMA deverá ser efetivada em cada município que apresenta remanescentes dessa floresta, conforme previsto em Lei (Lei nº 11.428/06, a Lei da Mata Atlântica).

Mario Mantovani explica que o plano traz benefícios para a gestão ambiental e o planejamento da cidade. “Quando o município faz o mapeamento das áreas verdes e indica como elas serão administradas, por exemplo, se vão virar um parque ou uma área de proteção ambiental, fica muito mais fácil conduzir processos como o de licenciamento de empreendimentos. Além disso, é uma legislação que coloca o município muito mais próximo do cidadão, porque também estamos falando em qualidade de vida”, destaca.

Profissionais que apoiem a produção e implementação de Planos Municipais de Conservação e Recuperação de Mata Atlântica em seus municípios, interessados no tema e o público em geral já podem acessar os planos já produzidos por municípios brasileiros. Os documentos estão listados no site www.pmma.etc.br, no link Planos Municipais de Mata Atlântica elaborados.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA