20/06/2012
A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica lança durante a Rio +20, nesta quarta-feira, dia 20 de junho, às 12h20, o Projeto Anuário da Mata Atlântica: Monitoramento das Metas de Aichi (CDB) 2020 que será realizado no âmbito do Fórum Amazônia Sustentável Rio +20, no Teatro Maria Clara Machado, Av. Padre Leonel França, 240 Planetário da Gávea, Rio de Janeiro.
A partir da conferência de Nagoya, a RBMA definiu que o foco principal do seu programa Anuário de Mata Atlântica será o monitoramento e a divulgação dos resultados , do cumprimento ou não, das Metas de Aichi CDB – 2010 em um dos mais ameaçados e ricos biomas brasileiros, tomando por base o texto e as metas da Convenção para Diversidade Biológica – CDB, aprovada durante a Convenção das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), a Rio 92, e da qual o Brasil foi o primeiro signatário.
O Projeto Anuário de Mata Atlântica: Monitoramento das Metas de Aichi – CDB 2020, iniciado em 2011, por meio da Rede RBMA, objetiva fazer, de maneira integrada com a política nacional, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, o acompanhamento e a avaliação do cumprimento dessas metas com um recorte biomático. Pretende contribuir e fomentar ações nacionais e subnacionais, necessárias e imprescindíveis para ampliar a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, rumo ao cumprimento dos objetivos e metas estabelecidos em Aichi/CDB 2020.
Essa proposta é pioneira no bioma no âmbito global, atendendo o Plano Estratégico de Metas da CDB para 2020, a Mata Atlântica passa a ter um documento realizado de maneira descentralizada e participativa, que servirá de referência para seu permanente monitoramento e de estímulo para os demais biomas brasileiros.
Anuário – Dois produtos serão gerados a partir do projeto: uma publicação anual, no formato almanaque. Além de uma versão síntese disponível para internet. O projeto Monitoramento das Metas de Aichi – (CDB – Convenção de Diversidade Biológica) 2020 visa levantar informações de como o Brasil está cumprindo metas, resultados das reuniões das partes das Convenções da ONU sobre Biodiversidade. Para conhecer um pouco mais sobre o assunto, visite o Site do Conselho Nacional da Biosfera da Mata Atlântica: http://www.rbma.org.br/
Em março de 2012, foi realizada uma força tarefa para levantamento de informações, que estão sendo compiladas até o fim de abril. Em maio, esse material será encaminhado para os pontos focais e colaboradores da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A expectativa é que na Rio +20, o texto do Anuário da Mata Atlântica 2011 possa ser lançado, reunindo informações e conteúdos construídos de forma colaborativa.