Sociedade civil exige prevenção às queimadas na Chapada Diamantina

26/10/2012

Em resposta ao comunicado divulgado no site da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia – Sema, em 24/10/2012, com relação ao reforço enviado à Chapada Diamantina, gostaríamos de informar à toda sociedade que muito poderia ser evitado se os recursos disponibilizados agora fossem utilizados anteriormente, ocasionando menos gastos financeiros, além de minimizar os danos ambientais e econômicos na região.

 No ano passado, algumas brigadas voluntárias se reuniram e apresentaram propostas ao Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. Dentre estas, constavam: reconhecer as brigadas como núcleos de Defesa Civil; implantar uma central de informações e dados na região; disponibilizar 04 viaturas em municípios estratégicos para períodos de estiagem; criação do Subcomitê Chapada Diamantina de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e de um Comando de Operações Compartilhado – Grupamento de Bombeiros Militares, Parque Nacional, ACV-CD, Brigadas e ACVs. Aliamos à isso, o pedido para que todas as brigadas voluntárias sejam reconhecidas de Utilidade Pública Estadual pelos serviços prestados, inclusive para facilitar o repasse de recursos. Infelizmente, nenhuma das propostas foi acatada, e o Comitê, por outro lado, não apresentou nenhuma alternativa.

 Aliado a este fator, a região passa por um período de seca prolongado, e este fenômeno é um forte indicador para um plano emergente de prevenção em uma zona turística que todo ano tem o mesmo problema ambiental, geralmente de agosto a novembro, período histórico de estiagem na Chapada. Mas, este ano, a estiagem vem de longos meses. Enquanto as brigadas denunciavam o risco, as autoridades esperaram acontecer, realizando somente tímidas ações preventivas.

 Após uma semana de incêndios, conseguimos reforços bem-vindos. Mas questionamos a inoperância do estado frente ao maior inimigo da Chapada Diamantina: o fogo. Para tentar conter este problema, é que as brigadas tentam convencer as instituições representativas do poder de estado sobre a necessidade de se fazer cumprir propostas que minimizariam em muito os danos irreversíveis a curto e médio prazos.

Sendo assim, convocamos toda a sociedade, amigos e moradores da Chapada Diamantina, a formalizar protestos por uma Chapada livre da indústria do fogo, que aguarda a propagação dos focos para providências pontuais. Esta prática vem onerando o estado brasileiro no âmbito social, econômico e ambiental. Ao invés desta prática, e como todos já sabem como funciona a dinâmica da questão “fogo” na Chapada Diamantina, que seja priorizada a prevenção e planos de combate efetivo para a época de estiagem na região.

Nossos esforços serão sempre dedicados à sobrevivência da Chapada Diamantina, dentro de nossos limites. Os resultados poderão ser melhores, em uma prática preventiva dentro de uma operação compartilhada através da criação e funcionamento do Subcomitê de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da Chapada Diamantina.

Chapada Diamantina, 25 de outubro de 2012

Associação dos Condutores de Visitantes da Chapada Diamantina – ACV-CD

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA