Cedea – Centro de Documentação e Educação Ambiental


O Cedea – Centro de Documentação e Educação Ambiental do Gambá possui um acervo diversificado, formado de aproximadamente 5000 registros entre livros, folhetos, jornais, cds, dossiês e material de referência sobre questões relacionadas ao Meio Ambiente, que foi armazenado pelo Gambá, ao longo da sua trajetória, desde 1982. Para facilitar o acesso ao material, as obras se encontram catalogadas em um banco de dados informatizado (sistema PHL 8.0). O pesquisador pode encontrar informações sobre a Mata Atlântica, o Rio São Francisco, a Agricultura, a Indústria, a Caatinga, o Cerrado, a Amazônia, a Água, a Energia, o Lixo, o Desenvolvimento Sustentável, a Gestão e Legislação Ambiental, a Participação Social, as Unidades de Conservação e a Educação Ambiental, dentre outras.

Fechado para atendimento público por tempo indeterminado desde 2008, o Cedea foi criado em 2002, com os objetivos de divulgar informações sobre as questões ambientais e de desenvolver atividades educacionais envolvendo o material do acervo sobre temáticas em destaque. Além de consulta local, o Cedea já ofereceu levantamento bibliográfico, empréstimo domiciliar e interbibliotecário. Já foi visitado por pesquisadores, professores, ambientalistas, estudantes, desde o ensino fundamental aos mestrados e doutorados, além dos funcionários de órgãos públicos. Está instalado na sede do Gambá, no Rio Vermelho, Salvador/BA.

As primeiras tentativas de estruturar o Cedea datam da década de 90, época em que a informatização tinha contornos bem menos abrangentes do que hoje. Já em 2002 os programas computadorizados, já mais avançados, permitiram uma organização do acervo mais adequada. Mas a descontinuidade na obtenção de recursos impediu o Gambá de manter essa atividade em desenvolvimento.

No momento o Cedea está sem recursos para manter a equipe (técnicos de Biblioteconomia e Educação Ambiental, estagiários e assessoria administrativa) e busca apoio que possibilite a reabertura para atendimento ao público.

Saiba mais na página “Ações/Projetos” – realizados. PIAC – Projeto Informações Ambientais em Circulação.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA