Projeto Resiliências Climáticas

Resiliências Climáticas é um projeto idealizado pelos parceiros COSPE e Gambá, com o apoio da União Europeia. O objetivo é fortalecer a incidência política das OSCs que compõem a rede Convergência pelo Clima, ampliando a participação da sociedade civil no Fórum Baiano de Mudanças Climáticas e Biodiversidade, espaço criado pelo governo estadual para desenhar e implementar a agenda climática. O projeto iniciado em outubro de 2021 tem duração de 36 meses e acontece em 4 territórios: Parque Estadual Morro do Chapéu; Resex Marinha Baía do Iguape e Serra da Jibóia.

Para operacionalização do projeto, em cada território há parcerias com as instituições gestoras das áreas protegidas, secretarias municipais de meio ambiente, de desenvolvimento rural, sindicatos de trabalhadores e produtores rurais, ONGs e OSCs. A realização conta com a parceria das universidades locais, fortalecendo a interconexão de saberes. São elas:

  • UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • UNEB – Universidade do Estado da Bahia
  • UFOB – Universidade Federal do Oeste da Bahia

O projeto é motivado pela adesão do Brasil ao Acordo de Paris, quando o país se comprometeu a atuar para adaptação e mitigação das mudanças do clima. Na Bahia, as OSCs e grupos de pesquisa pertencentes a Convergência pelo Clima atuam na proposição, monitoramento e avaliação de políticas públicas setoriais e temáticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Entretanto, a participação da sociedade civil é de pouca representatividade. Resiliências Climáticas acredita que é possível melhorá-la, e muito!

Para isso, o projeto propõe-se desenvolver nos seguintes pilares:

  • Capacitação e Multiplicação de agentes do conhecimento: Foram realizadas oficinas de capacitação com jovens, mulheres e lideranças comunitárias para fortalecer a compreensão dos impactos das mudanças climáticas em seus territórios e atividades. O objetivo final é o de construir e implementar Planos Comunitários de Adaptação às Mudanças Climáticas, que estão em desenvolvimento.
  • Fortalecimento dos saberes ancestrais: Durante os encontros, serão mapeadas boas práticas potenciais para contribuir na redução do impacto das mudanças climáticas, com criação de uma base de dados e pesquisas, disponível online; e a criação de uma publicação sobre saberes e boas práticas tradicionais na adaptação às mudanças climáticas e difundidas histórias de vida em vídeos e artigos.
  • Denúncia e incidência política: Serão elaborados e publicados relatórios de monitoramento e avaliação do impacto das políticas públicas estaduais na mitigação e a adaptação às mudanças climáticas; Oficinas acontecerão em cada território do projeto para discutir diretrizes para políticas públicas no campo das mudanças climáticas que respondam às necessidades de quem diariamente enfrenta tais mudanças; As OSCs da Rede Convergência pelo Clima irão construir e apresentar propostas de políticas públicas, considerando os saberes tradicionais, científicos e técnicos.

A meta é:

“Valorizar o saber ancestral para pertencer.

Pertencer para decidir coletivamente.

Decidir por resiliência climática.”

Acesse o folder de apresentação e o vídeo do projeto Resiliências Climáticas

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA