Ações/campanhas para proteção do Rio São Francisco

A preservação do rio São Francisco tem sido uma das preocupações do Gambá desde sua fundação.  Por isso mesmo, a organização vem participando ao longo dos anos de mobilizações em defesa do rio, um grande desafio para garantir a sobrevivência de milhões de pessoas que historicamente estão ligadas às suas águas e os benefícios gerados por elas. O “Velho Chico”, sua natureza e sua gente precisam de atenção para o grave quadro de degradação ambiental e social em que se encontram.

Criação do Fórum em Defesa do São Francisco

O Gambá, como membro do Fórum Permanente de Defesa do Rio São Francisco, vem reivindicando a revitalização de sua bacia, da sua nascente, em Minas Gerais, à sua foz, entre Alagoas e Sergipe.

A organização é contra o Projeto da Transposição de suas águas para o Nordeste Setentrional, que é, na verdade, obra da velha e ultrapassada indústria da seca e do moderno agro e hidronegócio, uma vez que visa atender interesses privados e políticos que não são os da população, vendendo a obra como falsa solução para o fenômeno da seca. A decisão do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco que deliberou que o uso externo de suas águas só poderia se destinar ao consumo humano e a dessedentação animal, em casos de comprovada escassez hídrica nas bacias receptoras, conta com o apoio do Gambá.

Campanha Revitalização já transposição não

Juntamente com o Fórum Permanente de Defesa do Rio São Francisco desenvolveu a campanha Revitalização Sim, Transposição Não, nos anos de 2003 a 2007 que objetivou esclarecer a população a situação do rio e a inconveniência  da implantação da obra da transposição, alem de cobrar dos governos ações efetivas para um melhor cuidado com a bacia hidrográfica deste importante rio brasileiro.

Acompanhamento da peregrinação e da greve de fome de Dom Luis Cappio

O Gambá participou ainda de algumas manifestações em defesa do rio organizadas por instituições com atuação na bacia, envolvendo a população ribeirinha. Acompanhou a peregrinação de um ano do Dom Luis Cappio, da nascente até a foz, por um ano, participando da celebração final em Penedo (1993). Acompanhou também a manifestação do Frei Dom Luis Cappio, em sua greve de fome contra o projeto de transposição ocorrida em 2005. Confira nossos vídeos sobre o tema.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA