Desenvolvido durante os anos de 1992 e 1993 teve como principal objetivo experimentar metodologias de Educação Ambiental (EA), que pudessem libertar o ato de ensinar/aprender dos muros escolares, através de visitas de campo, passeios e viagens, diferentes dinâmicas de grupo, para levantamento de informações sobre acontecimentos e ações desenvolvidas vinculadas às questões ambientais em destaque.
Essa proposta, na época, apresentou jeito novo de aprender os assuntos relacionados com o meio ambiente e sua grande biodiversidade e considerou a convivência entre as pessoas e com a natureza como parte do processo educativo.
Foram dezesseis crianças e adolescentes e nove adultos entre educadores e monitores, que vivenciaram essa experiência, como um grupo de pesquisadores, realizando quatro grandes passeios, diversas atividades e participação em eventos, exposições e entrevistas divulgando as informações levantadas entre uma viagem e outra.
As primeiras vivências do grupo foram em um passeio na Ilha de Itaparica/BA, buscando a integração e a familiaridade com um trabalho em equipe. Depois foi a vez de experimentar as atividades de pesquisa, na visita à Cachoeira/BA.
Vieram as etapas de planejamento coletivo, para organizar a participação do grupo no Fórum do Futuro, uma das atividades do Fórum Global, ECO-92, que reuniu exposições do trabalho de crianças e jovens de várias partes do mundo. Foram quase vinte dias de viagem, no trajeto Salvador/Rio de Janeiro, passando por pontos estratégicos para levantar informações, fazer entrevistas e registrar os dados para serem expostos no Rio de Janeiro. Nesse trajeto o grupo divulgou a Carta Internacional de Educação Ambiental, documento elaborado a partir das reflexões de ONGs e movimentos sociais em diversos países, durante dois anos, que serviu de base para a discussão do Tratado de EA, durante a ECO-92.
Outro momento importante foi a viagem a Penedo/AL, para participar das celebrações finais de quatro peregrinos, após caminhada de um ano entre a nascente e a foz do Rio São Francisco. Mais uma oportunidade de pesquisar a temática sobre esse rio, fazer contatos com algumas comunidades locais e vivenciar aspectos da cultura popular.
Foram parceiros para a realização deste trabalho a ANAI-BA – Associação Nacional de Apoio ao Índio-BA, e a Raízes Casa Excola. Obtivemos apoio do ICAE – Instituto de Educação de Adultos – Programa de Educação Ambiental e da Cia de Petróleo Ipiranga.