Participação na Rede de Educação Ambiental da Bahia

Com o objetivo de manter e ampliar a articulação com as instituições voltadas para a discussão e disseminação da Educação Ambiental (EA) no Estado da Bahia, o Gambá fez parte do movimento que criou a Reaba, logo após o evento

ECO-92, e ajudou a divulgar o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, acordado durante esse evento e que foi fruto das discussões entre ONGs e movimentos sociais de várias partes do mundo, no período da preparação e da realização da ECO-92.

Esta rede agrega pessoas de diferentes segmentos da sociedade como organizações não-governamentais e governamentais, instituições de ensino e pesquisa, empresas, movimentos sociais, além de membros de outras redes de articulação. São educadores, estudantes, profissionais liberais e funcionários públicos que atuam no campo da Educação Ambiental no estado, com a perspectiva de discutir essa temática do ponto de vista da sociedade civil.

O Gambá sempre acompanhou a trajetória da rede, que passou por períodos de recesso e também de grande incentivo à articulação dos educadores ambientais da Bahia.

Já funcionou como secretaria executiva da rede (fins da década de 90), quando a Reaba integrou a comissão de organização do IV Fórum Nacional de EA. Com a reestruturação da rede, em 2004, o Gambá integrou o Grupo Estadual da Reaba, instância formada por alguns elos da rede (pessoas ou representantes de instituições), que fazem o trabalho de facilitação e administração da Reaba. Mais a frente, durante o período de 2006 a 2007, novamente foi a secretaria executiva, exercendo também, nesse período, o papel de patrocinador fiscal do recurso que o Casa – Centro de Apoio Socioambiental disponibilizou para a rede, com o qual foram realizados o II e o III Encontro de elos da rede, em Irecê (2005) e Juazeiro (2007).

Desde 2007, que o Grupo Estadual da Reaba foi deslocado para o extremo sul da BA, fazem parte quatro elos de: Santa Cruz de Cabrália, Porto Seguro, Eunápolis e Caravelas, sendo que a secretaria executiva está aos cuidados de Miriam Silva do Instituto Sociocultural Brasil Chama África de Porto Seguro (conselhoetnico@yahoo.com.br).

Conheça mais sobre o Histórico da Reaba.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA