Plano de Ação Emergencial no Parque Nacional de Monte Pascoal

Cartaz pela conservação do Parque Nacional de Monte Pascoal. Chapada Diamantina (1996)

Esse plano foi desenvolvido, em 1996, pelo Gambá em parceria com o Cepedes – Centro de Estudos e Pesquisa para o Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia, ong ambientalista com sede em Eunápolis/BA, com o apoio do MMA – Ministério do Meio Ambiente.

A elaboração desse plano visou restaurar o Parque, com ações que buscavam organizar informações necessárias para consolidar seu manejo, a integração com as comunidades indígenas e a estruturação de atividades de atendimento e de Educação Ambiental para os visitantes.

Foi elaborada uma proposta de reforma para a casa da recepção, na entrada do Parque, e para a trilha já existente, com a apresentação de placas de sinalização planejadas para o percurso e para as espécies principais da flora nativa. Foi oferecido também sugestões de atividades de sensibilização para os visitantes, que incluiu dados sobre a biodiversidade local e a importância de sua conservação.

Para contribuir com a divulgação dessa unidade de conservação da Mata Atlântica e a qualificação das visitas, além do cartaz do Monte Pascoal (acima), foi produzido um vídeo que apresenta um breve histórico do Parque, sua localização e suas características.

Acesse aqui o canal do Gambá no Youtube e assista o vídeo.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA