Projeto Educação Ambiental APA Lagoas e Dunas do Abaeté

Em 2002, o Gambá foi contatado por uma empresa de construção civil, que queria realizar um projeto de Educação Ambiental (EA), na área do Abaeté, para cumprir um condicionante da prefeitura. Como a intenção da empresa era valorizar e preservar a área, o Gambá elaborou e executou a proposta do Projeto Lagoas e Dunas do Abaeté, visando a participação e a sensibilização das comunidades e escolas do entorno do Parque, com relação a necessidade de preservação desse ecossistema.

Nesse ano, foram realizados contatos com várias escolas, visitas monitoradas às dunas e lagoas, com os estudantes e um concurso de fotografias sobre a área, finalizado com uma exposição para a comunidade e um passeio à Praia do Forte com a equipe da escola vencedora. Realizou-se também uma ECOgincana com participação de 11 equipes de diferentes escolas públicas e particulares, 93 alunos do ensino médio e fundamental, 1º ano e 8ª série, e 13 professores de diversas disciplinas. Organização e reprodução de uma coletânea com vários textos sobre a Apa e as Dunas de Abaeté.

A comunidade escolar envolvida no projeto elaborou um abaixo-assinado, com aproximadamente 250 assinaturas, que denunciava as agressões à área e solicitava maior atenção dos órgãos públicos, que foi entregue no antigo CRA – Centro de Recursos Ambientais. Também resultado da mobilização gerada com as atividades do projeto, foi criada uma Comissão pró-Conselho Gestor da APA Lagoas e Dunas de Abaeté, que realizou algumas reuniões, com a participação de escolas, universidades, órgãos públicos, ONGs ambientalistas, associações de moradores e pescadores, sindicatos e empresas de turismo e comércio.

Ao finalizar as atividades do projeto que durou em torno de 6 meses, o Gambá encaminhou, para a administração da APA/CRA, algumas recomendações que lhe pareceram pertinentes, fruto das reflexões da, comunidade local. Abordavam, basicamente, a necessidade de um empenho contínuo para manter a comunidade informada sobre as ações na APA e para dar continuidade à mobilização para efetivar o Conselho Gestor da APA, dentre outras sugestões.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA