Projeto Mestre Pastinha

Uma escola integrando Educação Ambiental e prevenção do uso de drogas e DST/AIDS

Trabalho desenvolvido em parceria com o Departamento de Psicologia da UFBa (opção Psicologia Escolar), que coordenou as atividades, a Unesco e Ministério da Saúde do Brasil (divisão Aids), em 2000 e 2001.

Foi realizado na Escola Estadual Mestre Pastinha (Centro Histórico de Salvador/BA), onde o Departamento de Psicologia da UFBa, através dos estágios de formação de seus alunos, já vinha desenvolvendo ações educacionais, visando oferecer atividades que colaborassem com a diminuição da evasão escolar.

O foco era a prevenção ao consumo de substâncias psicoativas e DST/AIDS. Na prática, relacionar esses temas com Educação Ambiental é compreender a proximidade funcional entre as duas áreas: saúde e educação; especialmente quando o foco é a prevenção.

O objetivo do projeto foi desenvolver ações de Educação Ambiental para consolidar na clientela a relação existente entre cuidado pessoal com a saúde e cuidado com o meio ambiente, para aumentar as chances de permanência desta clientela na escola e em fluxo escolar normal, bem como de aproximação do público com a história cultural do bairro.

O público atendido compreendia 500 crianças e adolescentes (entre 7 e 17 anos) submetidas a fortes condições de risco, que habitavam, com suas famílias, o Centro Histórico de Salvador ou recebiam cuidados de instituições tutoras (Fundação Cidade Mãe, Ibeji, Projeto Axé, etc). Participaram também os 25 adultos trabalhadores da escola.

As principais atividades realizadas foram:

  • oficinas de capoeira, música, leitura, de papel reciclado e plantio de ervas medicinais e culinárias
  • visitas a locais no entorno da escola
  • fabricação de berimbaus
  • confecção de instrumentos musicais com sucata
  • produção de livros com os alunos
  • exposição dos trabalhos
  • criação e apresentação da orquestra com os instrumentos musicais de sucata

A Educação Ambiental está constantemente fazendo a ponte entre a ecologia interna e a externa. Pode fortalecer a formação da identidade e o sentimento de pertencimento a um grupo ou um local. No decorrer do projeto houve um decréscimo na evasão escolar. Antes de aproximadamente 35% baixou para cerca de 15%, naquele período.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA