Ações para desenvolver a educação ambiental são discutidas no 4º Encontro de Prefeitos da Bahia

25/09/2015

No último dia da 4ª edição do Encontro de Prefeitos (19), gestores, empresários, autoridades e convidados puderam debater junto ao Consultor de Negócios da Diretoria Regional dos Correios na Bahia, José Silval Pólvora Leal e o Coordenador Executivo do Grupo Ambientalista da Bahia (GAMBA), Renato Cunha, soluções para desenvolver a educação ambiental nos municípios baianos. O debate foi mediado pelo prefeito de Mundo Novo, presidente do Consórcio Público dos Municípios do Portal da Chapada Diamantina e conselheiro da UPB, Luzinar Medeiros

Entender educação ambiental é o processo no qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, atitudes, conhecimentos, habilidades e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Preservar o patrimônio ambiental e criar modelos de desenvolvimento com soluções limpas e sustentáveis, fazem parte da metodologia, e é importante que toda a sociedade esteja envolvida.

Luzinar

Para Renato Cunha, o Encontro de Prefeitos é um momento para aproximar as ações de educação e gestão ambiental na área das politicas públicas, junto às prefeituras, e é importante fortalecer estas ações nos municípios, visando sempre a sustentabilidade. “Queremos levar a imagem da restauração florestal, pois nós temos hoje, nos dados que existem, um passivo de áreas de preservação permanentes e reserva legal efetivamente protegidas. Nós estamos trabalhando para essa restauração e essa parceria com os municípios é fundamental”, disse o coordenador sobre uma das propostas que o grupo ambientalista traz neste cenário atual. O viveiro de mudas nativas do Gambá, localizado na Serra da Jiboia, Recôncavo Sul da Bahia, tem capacidade de produzir 120.000 mudas anualmente, além de trabalhar com 68 espécies nativas da Caatinga e Mata Atlântica.

O Gambá montou no local uma mini réplica de seu viveiro, no intuito de expor aos prefeitos baianos ações de conservação ecológica, reflorestamento e planejamento da gestão ambiental nos municípios. Ações que se mesclam com uma abordagem educativa, de acordo com as orientações da Política Estadual de Educação Ambiental, especialmente no que diz respeito à participação, transversalidade e visão integrada das questões que nos cercam.

O Grupo Ambientalista está esclarecendo durante o evento os Planos Municipais de Mata Atlântica (PMMA). Trata-se de um instrumento de planejamento que vai apontar ações e áreas prioritárias para conservação da Mata Atlântica. Dessa forma, o município pode requerer financiamentos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica, assim que ele for regulamentado. Cidades como Porto Seguro, Ilhéus e Glória do Goitá, além de municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia já receberam a elaboração do plano pelo Gambá.

Na oportunidade o prefeito Luzinar falou do Projeto Despertar que trabalha com os jovens as noções de meio ambiente, preservação das nascentes, hortas nas escolas e reciclagem. Nas oficinas, o uso de materiais que seriam descartados na natureza, é transformado em arte. O artesanato com pneu é o que mais encanta alunos.

– Ascom UPB

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA