Dia de Campo – Viver a Mata, Viver com a Mata – (Re) Ações pela conservação da Mata Atlântica

22/02/2011

No último domingo (dia 20/02) o Gambá participou do Dia de Campo “Viver a Mata, Viver com a Mata – (Re) Ações pela conservação da Mata Atlântica” que aconteceu no sítio Bom Jesus, Comunidade de Alto Seco, em Amargosa (BA). O evento faz parte das atividades de educação ambiental que vêm sendo promovidas no Município e que têm por objetivo a sensibilização e a formação da consciência ambiental de produtores rurais.

Cerca de 500 pessoas, em sua maioria produtores rurais e moradores de Amargosa e da região, passaram por um circuito de cinco estações onde foram promovidos debates entre palestrantes e comunidades. A primeira estação alertava a população sobre os principais problemas ambientais do município e as demais tratavam de temas específicos, como: Reserva Legal (RL) e Área de Proteção Permanente (APP) – definições e características básicas, formas de adequação, técnicas de restauração e procedimento para a regularização e averbação da Reserva; importância das florestas para o ciclo hidrológico e implantação e manutenção de sistemas agroflorestais (SAFs) nas propriedades.

O ciclo de palestras incentivou os produtores a protegerem a biodiversidade da Mata Atlântica e a adotarem práticas agrícolas ambientalmente sustentáveis. Para o Agente Comunitário José Edison de Oliveira, que participou do dia de Campo, produzir e preservar podem ser duas atividades integradas. “Os que estiveram aqui aprenderam as vantagens de produzir seus próprios alimentos e ainda lucrar com a comercialização dos produtos excedentes”, afirmou.

O dia de Campo é uma realização da Prefeitura Municipal de Amargosa com o apoio do Ministério de Meio Ambiente, Governo do Estado, EBDA, Gambá, IF, UFRB, Centro Sapucaia, Numa/Ministério Público do Estado da Bahia e Câmara Municipal de Amargosa.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA