Espaço Cultural Alagados abriga 1ª edição do “Estação Bicicleta Subúrbio”

08/04/2019


Projeto será executado entre os meses de abril a julho e visa desenvolver em crianças e adolescentes um novo modo de pensar e olhar a cidade através da mobilidade ativa

O coletivo Mobicidade Salvador, em parceria com a ONG Avante – Educação e Mobilização Social, inicia, neste mês de abril, as atividades do “Estação Bicicleta Subúrbio”.  Três locais foram escolhidos na região para desenvolver as ações: o Espaço Cultural Alagados, a ESCOLAB e a Ocupação Quilombo Paraíso.

A largada será dada no próximo dia 11.04, quinta-feira, das 14h às 17h, no Espaço Cultural Alagados, na quadra de esportes localizada em frente à Escola Comunitária Luiza Mahin. O projeto consiste em uma atividade socioeducativa que faz o diálogo de forma lúdica com crianças e adolescentes, na faixa etária de 07 a 14 anos, que são alunos que fazem parte das atividades do Espaço Cultural de Alagado, em 03 oficinas: Oficina Mecânica Básica para Bicicleta; Oficina Cidadã – Entendo seu lugar no Bairro / Cidade onde se vive; e Oficina Rotas Afetivas. A expectativa, segundo os organizadores, é envolver de 80 a 100 crianças e adolescentes por edição.

O objetivo geral é desenvolver neste público um novo modo de pensar e olhar a cidade através da mobilidade ativa, exercendo seu empoderamento e autonomia, enquanto cidadão, pelo viés da bicicleta. O projeto integra o programa Casa Cidades, realizado pelo Fundo Sociambiental CASA com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental Caixa e OAK Foundation.

Parceria

O grupo de parceiros da ação inclui membros do coletivo Mobicidade Salvador e da Avante – Educação e Mobilização Social, todos voluntários, que vão atuar como facilitadores das atividades. Desde o final de 2018, foram feitas visitas técnicas aos locais e reuniões no intuito de facilitar a sensibilização com os jovens.

O Subúrbio Ferroviário abrange 22 bairros onde moram 24,55% da população soteropolitana, ou seja, lá estão cerca de 600 mil habitantes. A linha de trem que atende a região data de 1860 e até hoje um dos principais meios de transporte, mas que não se integra com a bicicleta.  Diante desse cenário apresentado e por entender que nesta localidade, a forte utilização pelo modal bicicleta acontece de forma espontânea, foram escolhidos, por afinidade e demanda reprimida, três espaços na região para desenvolver a atividade: o Espaço Cultural Alagados, a ESCOLAB e a Ocupação Quilombo do Paraíso.

Erica Teles, do Coletivo Mobicidade, destaca os benefícios dessa ação para a comunidade. “Temos a intenção de trocar com as comunidades dessa região tão diversa (Subúrbio Ferroviário), aprendendo com os jovens de que jeito eles sentem e convivem com a cidade no seu dia a dia, em contrapartida de que forma em conjunto podemos construir/colaborar juntas/os exercendo o senso comum, crítico e cidadão dessa juventude para uma cidade mais digna, justa e menos desigual. Despertar esse olhar consciente para exercer e cobrar o direito à cidade e de que forma isso reflete em diversas áreas da vida deles”, afirma.

Para Ana Marcilio, consultora associada da Avante e coordenadora do projeto Estação Subúrbio – nos trilhos dos direitos, o Estação Bicicleta Subúrbio é especialmente representativo por acontecer num contexto no qual a instituição vem atuando para a garantia de direitos de crianças e adolescentes, em especial por um ambiente comunitário que promova o sentimento de pertença, a qualidade nas relações interpessoais e a redução da violência comunitária.

“O Subúrbio Ferroviário é um complexo de bairros que, apesar de toda a sua força cultural, comunitária e natural é, muitas vezes, marginalizado e vulnerabilizado no desenvolvimento da cidade. São bairros que acabam não recebendo os serviços públicos básicos, e têm comprometido o direito de estar na cidade, principalmente quando falamos de criança pequena. O uso da bicicleta pelas crianças e adolescentes pode, inclusive, agilizar o transporte para a própria escola. Mas por falta de planejamento urbano, de acesso à própria bicicleta, ou a uma modalidade de transporte integrada, as crianças acabam tendo a sua capacidade de ir e vir extremamente reduzida”, disse, explicando a importância da atividade para a comunidade.

Está previsto ainda o desenvolvimento de um material de suporte que será uma cartilha didática sobre as práticas que serão desenvolvidas na Oficina Cidadã e as leis que respaldam e legitimam a humanização do espaço público e o direito de se deslocar constitucionalmente previsto por lei e garantido como direito social.

Oficinas

A sensibilização espacial será uma Oficina Cidadã, onde haverá um material de suporte que será uma cartilha didática e um minicircuito no qual o participante se integrará com a rua, calçada, espaços de convivência comum e se perceberá enquanto agente funcional daquele local e toda a parte legal que valida e empodera o modal ativo (nesta oficina haverá trajetos feitos com bicicletas e a pé). Nesta oficina também os facilitadores irão promover um diálogo com as meninas sobre o recorte de gênero e de que forma garantir mais espaço nas ruas com devida visibilidade.

Nas Rotas Afetivas, os participantes serão convidados a desenharem seus roteiros: casa – escola – praia – quadra de futebol, dentre outros. Depois de traçadas as rotas, os participantes vão colocar em prática o que aprenderam na Oficina Cidadã, que possa se adequar ou efetivar alguma/as melhorias nos seus trajetos.

Na Oficina de Sensibilização Cidadã, dentro do tema saúde, além dos benefícios no ato do pedalar e caminhar, será abordado a economia que a gestão pública pode fazer ao estimular que mais pessoas usem os modais ativos, pois estão tirando essas pessoas do trânsito, diminuindo stress e tendo uma economia por conta dos traumas evitados em colisões no trânsito.

Princípios básicos de manutenção e cuidado com a bicicleta. Oficina importante para promover o mínimo de autonomia e ampliar as vantagens econômicas e sustentáveis da bicicleta, uma bicicleta com boa manutenção pode durar mais de 10 anos. Variáveis de menor produção de lixo e perspectiva de logística reversa serão aplicadas também no bate papo dessa oficina.

As datas das próximas atividades nos demais locais serão divulgadas em breve.

Sobre o Mobicidade

O Coletivo Mobicidade procura promover e articular ações para o uso da bicicleta como meio de locomoção urbana assim como a sua integração com os demais modos de transporte na Região Metropolitana de Salvador. Eles são usuários da bicicleta como meio de transporte urbano em nosso cotidiano que buscam contribuir para uma cidade mais humana, segura, saudável e justa, onde todos possam escolher o seu meio de locomoção dignamente.

Sobre a Avante

A Avante – Educação e Mobilização Social atua na garantia de diretos de crianças, jovens, mulheres, famílias e profissionais da educação, agentes comunitários e agentes públicos, participantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). Como principal ferramenta a Avante faz uso de processos formativos que considerem os sujeitos como capazes de aprender, de construir significados e fazer sentido das suas histórias, atuando crítica e colaborativamente na sociedade.

Serviço:

O que? 1ª EDIÇÃO DO “ESTAÇÃO BICICLETA SUBÚRBIO”

Quando? 11.04, quinta-feira

Onde? Espaço Cultural Alagados, na quadra de esportes localizada em frente à Escola Comunitária Luiza Mahin

Horário? 14h às 17h

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA