Oficina de voluntários do PAAS é registrada pelos próprios participantes

31/03/2015

No dia 14 de março o Gambá realizou a segunda oficina de voluntários do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis. A atividade aconteceu na base do Gambá em Elísio Medrado, o CPMVS. O dia foi repleto de momentos de aprendizado, construídos entre a equipe do PAAS e os cerca de 20 voluntários presentes.

A proposta foi experimentar o trabalho realizado pela equipe do PAAS na prática, para isso os voluntários dividiram-se entre equipe de educação ambiental, plantio e comunicação para articular uma ação. Como não podia deixar de ser, a equipe voluntária de comunicação realizou o registro da atividade fotografando, postando no facebook e elaborando o relato que segue.Os voluntários de comunicação também planejaram um panfleto de conscientização sobre os malefícios de manter pássaros silvestres em cativeiro para ser distribuído em comunidades rurais.

 

Texto e fotos de Ilana Santos.

O grupo de ambientalistas do Gambá realizou, neste sábado, mais um plantio de árvores de reflorestamento. Desta vez a atividade foi na propriedade de Luciano Amorim Cortes, próxima ao Centro de Pesquisas e Manejos da Vida Silvestre- CPMVS.

Equipe voluntária de educação ambiental conversa com o proprietário Luciano Cortes

Equipe voluntária de educação ambiental conversa com o proprietário Luciano Cortes (de camisa preta)

Esta ação se deu por interesse do proprietário, que insatisfeito procurou os agentes na tentativa de encontrar uma solução para o solo degradado e torná-lo mais fértil. A equipe de educação ambiental o informou quais as medidas adequadas a serem tomadas, para que este solo fosse recuperado.

Durante a negociação, foi decidido plantar 30 mudas de árvores nativas da mata atlântica, sendo elas o pau brasil, pitanga, ingá cipó, ingá metro, mulungu, coquilo e pau ferro, em uma área de aproximadamente 245m².

Rodolfo Moreno, engenheiro agrônomo do Gambá, orienta os voluntários que realizarão o plantio

Rodolfo Moreno, engenheiro agrônomo do Gambá, orienta os voluntários que realizarão o plantio

Para o proprietário a sua atitude não decorre apenas pelo desejo de um solo mais fértil, mas também pela importância do reflorestamento nas áreas derrubadas, que são de extrema relevância para a vida local.

Nesta mesma ocasião aconteceu o II Curso de Voluntários do Gambá, oferecido aos novos militantes. Os novos voluntários tiveram a oportunidade de participar deste plantio, aprendendo algumas técnicas de manejo de plantas e do solo, bem como orientados pela educação ambiental, as diversas formas de atuação do Gambá e do papel do voluntário ambiental em sua comunidade.

voluntários4

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA