Plantios e ações do PAAS finalizam com sucesso. A Mobilização para conservação não pode parar.

31/07/2015

Projeto Ações Sustentáveis 2013

O Projeto Ações Ambientais Sustentáveis, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, foi iniciado em agosto de 2013 e se encerra no início de agosto de 2015. Foram 2 anos de plantios, mobilização, educação ambiental e articulações para, junto com a sociedade local, promover a conservação ambiental no Recôncavo Sul Baiano.

O Gambá continua atuando na região, em especial, buscando formas de cuidar da Serra da Jiboia. Continua também a articulação gerada pelo projeto junto às prefeituras e à sociedade civil, que durante os últimos 2 anos já gerou ações externas ao projeto.

Plantios

O PAAS trabalhou com plantios de duas modalidades: restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e implantação de cercas vivas. Os plantios nos 8 municípios iniciaram a partir de abril de 2014,  após o trabalho prévio de produção das mudas e contando com a mobilização dos produtores rurais realizado pela equipe de educação ambiental.

A equipe do PAAS plantou 20.645 mudas de espécies nativas em 15,65 hectares de Áreas de Preservação Permanente. Plantou também também 15.897 mudas de sabiá para a implantação de 8,37 km de cerca viva. Esses plantios foram realizados em 54 propriedades diferentes.

plantio paas

Plantio de APP realizado no CETEP de Amargosa com ajuda dos alunos: juntando reflorestamento e educação ambiental

Plantio de APP realizado no CETEP de Amargosa com ajuda dos alunos: juntando reflorestamento e educação ambiental

 

Educação Ambiental

As ações de educação ambiental do PAAS procuraram conscientizar diversos setores da sociedade para a necessidade da conservação ambiental e gestão sustentável dos recursos na região do Recôncavo Sul. Foram essas ações que sensibilizaram o produtor rural para a necessidade de restaurar as APPs de sua propriedade e substituir as cercas convencionais por cercas vivas.

Mas a educação ambiental não para por aí. Com o trabalho principalmente em escolas, sindicatos e prefeituras, o projeto trabalhou para mobilizar a sociedade e garantir que a conservação ambiental seja uma preocupação dos atores locais mesmo após o término do PAAS. Para isso, foram organizadas oficinas de voluntários, palestras, visitas à base do Gambá na Serra da Jiboia, entre outras atividades.

Os pontos altos dessa mobilização foram o II SerMata, o encontroSemente Junta a Gente e o curso Da Semente ao Reflorestamento, que reuniram atores da região e estado para organização, articulação e reivindicação de demandas importantes para a conservação e restauração florestal.

IMG_1820
Grupo de Trabalho no encontro Semente Junta a Gente

Envolvimento dos municípios

A primeira fase do PAAS envolveu os cinco municípios do entorno da Serra da Jiboia: Castro Alves, Elísio Medrado, Santa Teresinha, São Miguel das Matas e Varzedo. Na segunda fase, foram incluídos também Amargosa, Cruz das Almas e Dom Macedo Costa.

Os gestores ambientais municipais foram importantes parceiros do projeto desde o princípio, apoiando as ações de educação ambiental e ajudando na prospecção de parceiros para plantios. Graças à parceria com as prefeituras realizamos 6 eventos de educação ambiental nos municípios de Castro Alves, Varzedo, Santa Teresinha, Elísio Medrado e Dom Macedo Costa atingindo um público de cerca de 1000 pessoas. Cruz das Almas, por sua vez, recebeu dois encontros de escopo regional e estadual e São Miguel das Matas foi sede de um de nossos encontros do conselho gestor e construiu conosco um plano de ação do Plano Municipal de Mata Atlântica.

Um momento importante de construção de conhecimento e fortalecimento da gestão ambiental local foi a oficina de Planos Municipais de Mata Atlântica (PMMA), oferecida a gestores dos 8 municípios em novembro de 2014. Aproveitando a experiência do Gambá na elaboração de PMMAs, 25 representantes do poder público e 14 da sociedade civil foram capacitados para elaboração desse plano. Partindo para a prática e ainda no esforço de frisar a importância do planejamento local, o Gambá realizou mais uma oficina para construir o plano de ação para conservação e recuperação da Mata Atlântica de São Miguel das Matas, em julho de 2015. Foi o primeiro plano construído na região do Recôncavo Sul.

Foram muitas ações e todas devidamente acompanhadas pelo nosso conselho gestor, composto por sociedade civil e poder público dos 8 municípios. Com o fim do projeto e, por ora, do financiamento para os plantios e ações, o Gambá segue no Recôncavo Sul esperançoso de ter plantado com este projeto, mais sementes para uma mobilização social duradoura buscando a proteção de nosso meio ambiente.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA