27/02/2015
O Subcomitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Recôncavo Sul esteve reunido nesta terça, dia 24, em Amargosa. Foi a segunda reunião do subcomitê desde que foi reativado, no fim de outubro do ano passado com o apoio do projeto Serra da Jiboia, executado pelo Gambá. Nesta última reunião foi definida a nova composição, seus representantes no comitê estadual e iniciado um plano de trabalho.
Foram 27 presentes de 10 municípios. A abrangência do subcomitê foi uma das questões discutidas, já que diversos municípios que não fazem parte do Recôncavo Sul vêm participando. Atualmente a área do subcomitê inclui 19 municípios que são parte de 5 territórios de identidade diferentes. Para adequar o regimento interno, foi aprovada a modificação da área de abrangência para Recôncavo e Recôncavo Sul.
O promotor de justiça Julimar Barreto, atuou na mobilização convidando os prefeitos dos municípios e solicitando que estes convocassem representantes da sociedade civil. “Os municípios que se fizeram presentes mostraram conscientes de preservar o pouco da Mata Atlântica que ainda existe, que é uma das matas mais ricas do planeta. Então, eu achei proveitosa a reunião. E melhor que a reunião em si são os resultados práticos, as ações concretas que são esperadas”, avalia o promotor.
As ações concretas esperadas já começaram a ser desenhadas no esboço de plano de trabalho do Subcomitê. Como o secretário executivo do subcomitê, Flávio Pantarotto, já havia anunciado, o foco será em ações práticas e de resultado a curto e médio prazo. O plano de trabalho será finalizado na próxima reunião do subcomitê, marcada para o dia 8 de abril na sede do Gambá em Elísio Medrado.
O que é a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica?
Reserva da Biosfera é um título conferido à Mata Atlântica pela Unesco que ressalta a importância do bioma para a comunidade global. Esse instrumento foi criado na Conferência sobre a Biosfera, em 1968, e busca a promoção da pesquisa cooperativa, a conservação do patrimônio natural e cultural e a promoção do desenvolvimento sustentável.
A construção e avaliação periódica do plano de trabalho da Reserva a nível nacional é responsabilidade do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e, nos estados, pelos comitês estaduais. Já os subcomitês são instâncias regionais que buscam reunir atores sociais atentos às especificidades da conservação a nível local.
O comitê baiano da Reserva da Biosfera também está sendo reativado após publicação de decreto que volta a regulamentar a formação do colegiado que ficou desregulamentada após a extinção do Ingá e IMA.
Veja a nova composição do Subcomitê, por instituições:
Poder Público
INEMA
EBDA
Ministério Público
Prefeitura de São Miguel das Matas
Prefeitura de Santa Teresinha
Prefeitura de Dom Macedo Costa
Prefeitura de Mutuípe
Prefeitura de Ubaíra
Prefeitura de Teolândia
Prefeitura de Brejões
Prefeitura de Santa Inês
Prefeitura de Castro Alves
Sociedade Civil
RPPN Guarirú
Colégio Estadual Pedro Calmon (Amargosa)
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de São Miguel das Matas
Gambá
Missão Batista Vida Plena
UFRB
Associação de Ciclismo e Mobilização Ambiental (ACEMA)
CETEP
Sindicato de Trabalhadores da Agricultura Familiar de Ubaíra
Gana
Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras de Amargosa
Reaba – BA – Rede de Educação Ambiental da Bahia
Representantes do Subcomitê no Comitê Estadual
Sociedade Civil
UFRB ( Joseval Santos Souza) – Titular
RPPN Guarirú (Flávio Pantarotto) – Suplente
Poder Público
EBDA (Adriano Vinhas) – Titular
Prefeitura de Teolândia (Lázaro Andrade de Oliveira) – Suplente