Gambá lança mais 3 Planos Municipais de Mata Atlântica no Sul da Bahia

09/05/2017

O Gambá lançou semana passada os Planos Municipais de Mata Atlântica de Mascote, Canavieiras e Itapebi, completando 8 planos construídos na região Sul e Extremo Sul da Bahia. Deve sair em breve também o documento de Belmonte, em fase de finalização. Segundo Renato Cunha, coordenador executivo do Gambá, os eventos foram importantes, “todos ficaram bem animados, o trabalho foi elogiado, é preciso acompanhar se as prefeituras vão internalizar as propostas que estão nos planos. Vamos reforçar isso”, afirma.

Todos os Planos construídos pelo Gambá e parceiros estão disponíveis aqui

O próximo passo, que marcará a conclusão do projeto executado pelo Gambá, Fundação SOS Mata Atlântica e parceiros será a oficina de integração regional, para articular as ações integradas dos 9 planos executados na região, além de Porto Seguro, que já tem seu plano elaborado. A previsão é que a oficina aconteça em agosto. Também é preciso monitorar a implementação das ações propostas nos planos.

A maratona de lançamentos começou em Canavieiras, dia 2, pela manhã, onde foi realizado um ato oficial, com a presença do Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca e diversos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente. O plano já estava pronto e aprovado pelo Conselho desde meados do ano passado, mas devido à mudança da gestão municipal o lançamento aconteceu agora, o que fortaleceu o compromisso da atual gestão em implementar o plano.

No dia seguinte foi a vez de Mascote lançar o seu PMMA e comprovar que vai trabalhar na implementação, formalizando uma das ações previstas no plano: a criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Os conselheiros recém empossados foram apresentados e já tomaram conhecimento do conteúdo do plano, que vão ajudar a tirar do papel. No lançamento já houve o envolvimento da Secretaria de Educação, que é responsável por algumas ações previstas no plano.

Em Itapebi, o poder público e sociedade local foram bem representados no lançamento, que aconteceu dia 4, na Câmara de Vereadores. Estiveram presentes o prefeito atual e o da gestão anterior, secretário de agricultura e meio ambiente, outros secretários municipais, vereadores, agricultores familiares, produtores rurais, representantes do movimento sem terra, do colegiado territorial, da Ceplac, estudantes e pescadores. “Saí animado com a implementação dos planos e também com a oficina regional. Estamos no caminho certo, os planos foram muito bem aceitos pela sociedade local”, comemora Renato.

Integração Regional

A construção dos Planos Municipais de Mata Atlântica de Santa Cruz Cabrália, Canavieiras, Eunápolis, Belmonte, Itapebi, Itabela, Guaratinga, Itagimirim e Mascote vem acontecendo desde 2014 e prevendo ações e áreas prioritárias para conservação e recuperação de Mata Atlântica em cada município. Mas, como a natureza não tem fronteiras, em muitos casos é necessário uma gestão integrada e articulada entre os municípios para potencializar a conservação do bioma. Para facilitar essa articulação, vai acontecer uma oficina de integração regional, que está prevista para agosto e vai envolver os 9 municípios contemplados nesse projeto e mais Porto Seguro.

A construção dos 9 PMMAs no Sul e Extremo Sul da Bahia faz parte do projeto executado pelo Gambá e SOS Mata Atlântica, em parceria com a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente – ANAMMA, WWF, Conservação Internacional, Veracel Celulose, Rede de ONGs da Mata Atlântica, Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas da Mata Atlântica do MMA e GIZ  e as prefeituras.

Público presente no lançamento do PMMA de Canavieiras

Público presente no lançamento do PMMA de Canavieiras

 

 

 

 

WhatsApp Image 2017-05-04 at 16.34.49

Lançamento em Mascote teve presença forte do poder público municipal e a implementação já está em curso.

 

 

Público presente no lançamento de Itapebi e comprometido com a implementação do plano.

Público presente no lançamento de Itapebi e comprometido com a implementação do plano.

Logomarca Gambá

Av. Juracy Magalhães Jr, 768, Edf. RV Center, sala 102, Rio Vermelho, Salvador/Ba. Tel/fax: 71- 3346-5965

Reserva Jequitibá – Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Serra da Jibóia, Elísio Medrado/BA